Todos
Todas as mudanças que vem acontecendo no mundo hoje, como a globalização, a produção flexível, o desemprego estrutural, a centralidade do conhecimento e da educação, entre tantos outros, foi desencadeado pela Revolução Tecnológica ou Terceira Revolução Industrial. Quanto mais acontece as transformações técnico-científicas, mais diminui o trabalho humano. E essas transformações são resultados da ação humana. Interferindo no processo de produção, dos serviços e das relações sociais.
A revolução tecnológica está fundamentada em três pilares: a microeletrônica, a microbiologia e a energia termonuclear.
A energia termonuclear esteve presente também na primeira e segunda revoluções industriais, com a descoberta da energia a vapor e da energia elétrica. “A energia termonuclear é responsável pelos avanços da conquista espacial....”(LIBÂNEO, 2003, p. 60 à 61). Em quase todos os momentos esteve a serviço da moderna técnica de guerra.
A microbiologia provoca grandes perigos a vida humana. Trazendo a possibilidade de uma guerra bacteriológica. Mas também traz benefícios, permitindo a produção de plantas e animais melhorados, no combate contra a fome e contra doenças congênitas.
A microeletrônica foi a que mais afetou e mudou a vida da população em geral, que pode ser percebido nos aparelhos eletro-eletrônicos, relógios, agenda eletrônicas, calculadoras, telefone celular, automóveis, entre outros. Mudando até a compreensão da realidade que a sociedade tem.
A maior sensação desta revolução é o computador. Sua utilização não tem limites. Construiu assim uma cultura digital e até uma realidade virtual. Se tornando o símbolo da modernidade.
A microeletrônica atingiu intensamente, com grandes reflexos econômicos, sociais e culturais, as áreas da agricultura, a indústria e o comércio. Na agricultura a modernização trouxe o desemprego e a exclusão social, e nem uma melhora para a qualidade de vida dos indivíduos. No