Todos
OBJETIVO: Visualização de arco elétrico e isolação através de óleo mineral.
A. Teoria
Em aplicações na área elétrica para interromper um circuito são utilizados dispositivos, como chaves. Nesses casos quando a chave está a “seco”, ou seja, a utilização de equipamentos, tendo apenas o ar como isolante ocorre um fenômeno físico chamado arco elétrico devido à ddp (diferença de potencial) e baixa isolação.
Devido a esse fenômeno há um desgaste do equipamento, e conseqüentemente em decorrência deste grande desgaste, ocorre à redução da vida útil do equipamento, por isso é necessário à utilização de óleo mineral em conjunto com a chave para extinguir o arco elétrico, evitando desgaste e conseqüentemente acidentes ao operador.
O óleo mineral isolante utilizado em equipamentos elétricos deve seguir os procedimentos da Norma Técnica GED 2428 - “Procedimentos para gerenciamento, controle e disposição de resíduos”.
B. Procedimento experimental
[pic]
1° Parte: Visualização arco elétrico.
1. Acoplar a primeira caixa de acrílico, duas hastes de cobre à tampa da caixa através de dois suportes de alumínio fundido, separada por isoladores de tensão e as hastes foram isoladas por termo retrátil e fita de alta fusão.
2. Conectar as pontas das hastes cabos com conector plug (tipo jacaré) e conectá-los no borne de saída do transformador (220/15000) (V), 30 mA.
3. Conectar ao borne de entrada do transformador, cabos e conecta-lo a rede elétrica.
4. Conectar a rede elétrica com tensão de 127 V, onde ocorrerá o fenômeno.
2° Parte: Utilização de óleo isolante no sistema
1. Acoplar a segunda caixa de acrílico, duas hastes de cobre à tampa da caixa através de dois suportes de alumínio fundido, separada por isoladores de tensão e as hastes foram isoladas por termo retrátil e fita de alta fusão.
2. Conectar as pontas das hastes cabos com conector plug (tipo