Todos Temos o Direito de Aprender
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
Desde á constituições de 1988 muitos passos foram dados para que todos tenham acesso a educação independente de dificuldades físicas e intelectuais ou de qualquer outra natureza. Com a inclusão, assim, estamos construindo não apenas para uma escola melhor, mas um mundo mais justo. E com esse pensamento que o município de Sorocaba está fazendo com que as escolas estejam qualificadas para a inclusão, o que automaticamente alunos, educadores e cidadãos possam tornar-se pessoas conscientes.
Nesse município há um Centro De Referência Em Educação que dá todo o apoio as escolas e seus professores que além de ficarem aptos e mais confiantes para trabalhar a inclusão conseguem ter a colaboração entre si. No local, um grupo de profissionais – pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais – atuam em parceria com os educadores (professores, diretores, coordenadores e supervisores). A intenção é a de assegurar o cumprimento do maior objetivo do Centro de Referência: educação de qualidade para todos os alunos da rede municipal. O que torna um espaço realmente inovador.
O Centro de Referência em Educação não atende apenas aos portadores de deficiência, mas também a todas as crianças que têm dificuldade de aprendizado, identificando as causas e ajudando-as. A equipe do Instituto Paradigma auxiliou a elaboração do plano de ação, na seleção e na formação da equipe multidisciplinar responsável pelas ações do espaço.
E todo esse esforço está dando um grande resultado nas escolas: como mostra o vídeo Direito De Aprender-Experiência De Educação Inclusiva em Sorocaba.
2 DESENVOLVIMENTO
Discutir sobre inclusão escolar é pensar numa modalidade educativa que deve envolver a escola como um