Tocqueville
instituto de ensino superior de joão monlevade
TOCQUEVILLE
Sobre a liberdade e a igualdade
Trabalho apresentando a disciplina CIÊNCIA POLITICA, DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE JOÃO MONLEVADE - FUNCEC
Prof.ª Margareth
João Monlevade
2013
Introdução
Falar de Tocqueville é falar em democracia. É falar da liberdade e da igualdade. Seus estudos pautaram nas realidades concretas dos países e não em questionamentos abstratos.
Alexis Henri Charles Clérel, Visconde de Tocqueville, veio de família aristocrática pertencente à pequena nobreza do antigo regime, anterior à revolução francesa.
Em 1831, resolveu empreender viagem aos Estados Unidos a fim de realizar uma pesquisa sobre o código penal americano. Porém, suas intenções tomaram outro rumo quando escreveu o esboço do que seria sua obra-prima, o livro ”Democracia na América”. A primeira parte do livro foi publicada em 1835, onde ele refletiu sobre as instituições e a sociedade americana e sua tradição política. A segunda parte foi publicada em 1840 e na obra, o escritor tratava das questões sobre igualdade e de que forma esse conceito poderia prejudicar a liberdade dos indivíduos.
Depois da experiência nos Estados Unidos, Tocqueville afirmou ser contrário aos movimentos revolucionários acontecidos em seu próprio país, a França, por achar que a ideologia da igualdade era opressora da liberdade individual, sendo a revolução americana mais genuína no sentido de atender os anseios do povo.
Fundamento Teórico
Em sua maior obra “A Democracia Americana” 1835 e 1840, procurava apresentar uma visão de democracia apreendida a partir da vasta pesquisa realizada durante quase um ano e meio de andanças pelos Estados Unidos da América. Analisou os hábitos, costumes e valores relacionados com as instituições sociais e políticas do povo