Titulação uft
ENGENHARIA CIVIL – QUÍMICA EXPERIMENTAL
Rafaela Miranda Sousa
Rômulo de Carvalho Silva
Thiago Castanheira Retes
Rafael Cortez
TITULAÇÃO
Palmas - TO
2012
Rafaela Miranda Sousa
Rômulo de Carvalho Silva
Thiago Castanheira Retes
Rafael Cortez
PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Princípios Experimentais de Química e Práticas para Elaboração de Relatórios Técnicos, primeiro período do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins.
Professores: Adão Montel e Mirella de Oliveira Freitas.
Palmas - TO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03 1 MATERIAIS E MÉTODOS 04 1.1 Titulação 04 1.2 Cálculo do pH. 05 2 RESULTADOS E DISCUSSÕES 05 1.1 Titulação 05 1.2 Cálculo do pH. 07 4 CONCLUSÃO 07 5 REFERÊNCIAS 07
INTRODUÇÃO
A finalidade desse relatório é descrever os experimentos realizados no laboratório de química da UFT no dia 12 de abril de 2012, com início às 10:00 e término às 11:40 sob a orientação do docente Adão Montel da disciplina Princípios Experimentais de Química.
O processo de padronização possibilita verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se do valor real. Para a correção da concentração utiliza-se como referência substâncias que possuem características bem definidas, chamados de padrões primários. O procedimento para padronização consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma quantidade definida de um padrão primário adequado.
Titulação é o processo pelo qual se determina experimentalmente a concentração das soluções. O processo que nos interessa é a análise volumétrica, onde se determina a concentração de uma solução que reage com outra de concentração conhecida pela leitura dos volumes das soluções gastas na titulação. Neste processo adiciona-se uma solução que é colocada na bureta, a titulante, à outra solução que se encontra no Erlenmeyer, que é o