Titulaçao
TITULAÇÃO INDIRETA
Alunos(a):
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas pelos alunos Angelita Silva, Maisa Azevedo, Renato Oliveira e Vianei Camargo, alunos do curso de Técnico em química, no âmbito da parte experimental da disciplina Físico Química , durante o 2º semestre/2013.
Serão descritos, os objetivos, a parte experimental, os resultados e a conclusão referente a determinação do teor de carbonato de cálcio no reagente analítico por titulação indireta ou pelo resto.
2. INTRODUÇÃO
Os métodos volumétricos de análise consistem na medida do volume de uma solução, de concentração exatamente conhecida (solução padrão), necessário para reagir completamente com uma espécie que se deseja quantificar (analito), ou vice-versa. Esses métodos apresentam grande precisão (1 parte em 1.000 = 0,1%), requerem aparelhagem simples e, geralmente, são executados com rapidez. De um modo geral, as análises volumétricas exigem os seguintes requisitos:
a) Recipientes de medida calibrados, incluindo buretas, pipetas e balões volumétricos;
b) Balanças analíticas, para pesar quantidades relativamente pequenas com grande precisão;
c) substâncias de pureza conhecida para o preparo de soluções padrão;
d) Indicadores visuais ou métodos instrumentais para detectar o fim da reação.
a) Titulação
É o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substancia se combinar com a outra. A titulação consiste em adicionar controladamente , por intermédio de uma bureta, uma solução (titulante) sobre outra solução (titulada) que normalmente esta em um erlenmeyer até que a reação se complete. Uma das soluções tem que ter a concentração exatamente conhecida e a concentração da outra solução é determinada por comparação.
O ponto onde ocorre o fim da reação é chamado ponto de equivalência ou ponto final teórico. O fim da titulação deve ser identificado por alguma mudança no sistema