titula ocomplexom trica

658 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

INGRID COSTA SILVA
GABRIELLE MENEZES MENDONÇA CARVALHO

TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA COM EDTA

ILHÉUS - BA
2015

INGRID COSTA SILVA
GABRIELLE MENEZES MENDONÇA CARVALHO

TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA COM EDTA

Relatório apresentado para avaliação na disciplina de Análise Química, do curso de Agronomia, da Universidade Estadual de Santa Cruz, ministrado pelo professor Antônio Santana.

ILHÉUS – BA
2015

INTRODUÇÃO

A análise complexométrica ou complexometria compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes, sendo um agente quelante qualquer estrutura, da qual façam parte dois ou mais átomos possuidores de pares de elétrons não utilizados em ligações químicas primárias, mas sim, usados como "imãs" eletrostáticos para se prenderem a íons metálicos. Dentre os complexantes mais comuns podemos citar a água, responsável (ligada aos íons cobre) pela cor azul das soluções de sais de cobre, a amônia (quando substitui a água ao redor do cobre, produz cor azul mais intensa) e o ácido etilenodiaminotetracético - EDTA (que com o cobre, rivaliza a amônia).
O agente complexante de maior importância é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), que forma complexos muito estáveis com vários íons metálicos. EDTA (Ácido etilenodiaminotetracético) é o quelante mais usado em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser analisados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas.
Por possuir essa propriedade quelatizante, o ácido etilenodiaminotetracético tem sido muito utilizado na agricultura para preparação de fertilizantes, na adubação foliar e no cultivo do solo (cultivo convencional). O EDTA forma complexos com o Ferro, Cobre, Zinco, Manganês, Cálcio e outros metais permitindo que estes sejam dissolvidos em solução aquosa, sendo facilmente absorvidos pela planta.

OBJETIVO

Os experimentos realizados na aula prática do

Relacionados