Titanio
Não é facilmente atacado pelos ácidos e com o ácido nítrico forma-se o ácido titânico.
É muito empregado na indústria de pigmentos para tintas; construção de aeronaves; próteses dentárias e é parte integrante do processamento da celulose.
Há alguns anos, devido ao grande espectro de cores que possibilita, começou a ser empregado em objetos da joalheria.É um metal que não pode ser facilmente soldado pois seu ponto de solda está entre 1.600 e 1.800ºC. A indústria utiliza-se de gás argônio e maçarico de tungstênio para soldá-lo. Logo, em peças de joalheria sua solda é inviável. Sua fixação costuma ser feita através de cravação, garras, rebites, parafusos, etc.
É um material de difícil modelagem, mas pode-se conseguir uma certa deformação.
A coloração do titânio pode ser feita de duas formas:
Por aquecimento (mais difícil de controlar)
Por processo eletroquímico
O "surgimento" de cores na superfície do titânio ocorre devido à formação de uma certa espessura de óxidos sobre o mesmo. Na verdade as cores não estão presentes nos óxidos, elas resultam do fenômeno "Interferência Ótica".
Existem duas superfícies paralelas, a de óxido e a do metal. A camada de óxido tem transparência variável conforme sua espessura. A luz incide sobre a superfície atravessando a camada de óxido e atingindo a face refletiva do metal. A luz é desviada de volta à superfície passando pela camada de óxido novamente. As diferenças na espessura nessa camada causam cores diferentes aos olhos do espectador.
Trabalhos da Designer de jóias:
Xênia Spirópulos
Esse mesmo efeito ótico pode ser facilmente observado (com menor intensidade) numa bolha de sabão, em manchas de óleo sobre a água, conchas de madrepérola, asas de borboletas, escaravelhos, etc.
Veja a gama de