tiradentes
Relatório: Tiradentes e a conspiração de Minas Gerais.
Durante o período em que o Brasil foi Império, a conspiração de Vila Rica pela independência de Minas permaneceu praticamente esquecida. Nos poucos momentos em que era lembrada isso era feito de forma parcial, ou seja, sobre um ponto de vista que não atingisse a família Real Portuguesa. Assim, ela passou a história e ficou conhecida por Inconfidência Mineira. Inconfidência significa traição, infidelidade. Designar um movimento com esse nome equivale a ver a história a partir do ponto de vista de Portugal, o ponto de vista do dominador, do vencedor.
(Páginas 11 a 26)
1- Descoberta do ouro e formação de Minas.
Em meados do século XVII, grandes navios carregados de mercadorias cruzavam o oceano atlântico num grande comércio.
Da costa africana eram exportados para Portugal e o Brasil marfim e escravos. Dos portos brasileiros partiam para Portugal e Angola navios carregados com açúcar, fumo e cachaça. Portugal exportava para o Brasil e Angola vinho, azeite, bacalhau, farinha de trigo e tecidos.
As colônias portuguesas, pelo pacto colonial eram proibidas de adquirir artigos manufaturados das nações européias.
Entretanto, a indústria portuguesa não dava conta de suprir a necessidade de consumo das suas colônias. Assim, Portugal comprava da Inglaterra produtos manufaturados e vendiam no Brasil, o que aos poucos despertou o desejo, tanto no Brasil quando na Inglaterra, de estabelecer um comércio direto.
O governo português preocupava-se basicamente com o melhor modo de arrecadar impostos e encher os cofres do tesouro real. Isto gerava um profundo descontentamento entre os súditos que residiam nas colônias e produziam toda a riqueza.
Portugal por volta de 1960 começou a enfrentar uma seria crise econômica iniciada em 1578 quando o rei Dom Sebastião morre em uma batalha no norte da África, com a morte prematura do rei que não deixou herdeiros seu tio avô, o cardial Dom Henrique assume o poder