Tipos devitaminas
A deficiência dessa vitamina provoca a cegueira noturna, doença que diminui a capacidade visual, podendo inclusive levar à cegueira permanente. Outros sintomas da carência de vitamina A são o endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar da susceptibilidade da pele à infecções. Em alguns, casos a anemia pode ser explicada pela carência de Vitamina A na alimentação.
O tratamento dos sintomas baseia-se na administração de suplementação vitamínica, e a prevenção da carência se faz com uma alimentação variada.
O excesso de vitamina A pode ser tóxico, apresentando inicialmente sintomas como sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito. Cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca e áspera, podem ser também sinais de intoxicação crônica.
Os sintomas desaparecem 4 semanas após a interrupção do uso do suplemento de vitamina A.
Fontes de alimentares de Vitamina A
óleo de fígado de peixe
fígado bovino
gema de ovo
manteiga
creme de leite
vegetais de folha verde
vegetais e frutas de coloração amarelada
óleo de palma-vermelha
Vitamina B2 também chamada como riboflavina é uma substância determinante para o crescimento, para o sistema respiratório e para os processos oxidativos.
A deficiência dessa vitamina provoca inflamações na boca, cansaço, sensibilidade visual, fadiga, falta de energia e anemia. Outros sintomas da carência de vitamina B2 é a coceira e a descamação da pele.
O tratamento dos sintomas baseia-se na administração de suplementos vitamínicos, e com uma alimentação variada.
Fontes Alimentares de vitaminas B2
Leite e os seus derivados;
Queijo;
Carne;
Ovos;
Vegetais de folhas verdes;
Grãos de