Tipos de umidade
Umidade decorrente de intempéries
É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva, que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em conseqüência de uma impermeabilização deficiente.
Umidade por condensação
É produzida quando o vapor de água existente no interior de um local (sala, cozinha, dormitórios, etc.) entra em contato com superfícies mais frias (vidros, metais, paredes, etc.) formando pequenas gotas de água. Esse fenômeno normalmente acontece no inverno e favorece o crescimento de microorganismos prejudiciais para a saúde, alterando também a estética do local.
Umidade ascendente por capilaridade
É aquela que aparece nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo através da fundação.
A Umidade por ascensão capilar pode ser permanente, quando o nível de lençol freático este muito alto ou sazonal, decorrente da variação climática.
Umidade por infiltração
É aquela causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios através de suas paredes. É muito freqüente esse tipo de Umidade em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.
-------------------------------------------------
Dicas de construção - Umidade do solo | | -------------------------------------------------
Muitas vezes negligenciada durante a construção, a impermeabilização dos baldrames ou cintas é extremamente importante, de maneira a proteger a alvenaria contra a umidade ascendente por capilaridade proveniente do solo. A água do solo atinge o baldrame e sobe pela alvenaria, atingindo-a até a altura de 1 metro. Quanto mais próxima esteja a cinta ou baldrame dos terrenos úmidos, a alvenaria torna-se mais susceptível ao ataque da água.
Essa patologia manifesta-se com a destruição do revestimento e da pintura da parede, surgindo empolamentos que se decompõem com leve pressão das mãos.
Um dos procedimentos profilático que garante a integridade da alvenaria e seu revestimento