Tipos de Sondagem 1
SONDAGEM A TRADO
Trata-se da sondagem mais utilizada em pavimentação, normalmente em projetos de estruturas de pavimentos deseja-se saber os tipos de materiais existentes até a profundidade de 1,5 m, pois, profundidades maiores, a influência do peso próprio do material é preponderante à ação das cargas dos veículos.
As sondagens deverão ser iniciadas após limpeza de uma área circular de cerca de 2 m de diâmetro, concêntrica ao furo a ser executado e abertura de um sulco ao seu redor que desvie as águas de enxurradas, no caso de chuva. Inicialmente o furo deverá ser feito com a cavadeira manual articulada até que a profundidade impossibilite o seu prosseguimento. Dá-se sequência ao furo com a utilização do trado manual. Conforme o avanço do furo adiciona-se hastes ao trado manual. O material retirado do furo é deformado e deverá ser depositado à sombra, em local ventilado, sobre uma lona ou tábua, de modo a evitar sua contaminação com solo superficial do terreno. O material obtido deverá ser agrupado em montes dispostos segundo sua profundidade a cada metro perfurado. Quando houver mudança de característica do material no transcorrer de um metro perfurado, deverão ser preparados dois montes relativos aos materiais anterior e posterior à mudança. O controle das profundidades dos furos deverá ser feito pela diferença entre o comprimento total das hastes com o trado e a sobra das hastes em relação à boca do furo.
No caso da sondagem atingir o lençol d’água, a sua profundidade será anotada. A sondagem a trado será dada por terminada nos seguintes casos:
- quando atingir a profundidade especificada na programação dos serviços;
- quando atingir o limite de 15m de profundidade;
- quando ocorrer desmoronamentos sucessivos da parede do furo;
- quando o avanço do trado for inferior a 5cm em 10 minutos de operação contínua de perfuração.
Quando o terreno for impenetrável ao trado devido à ocorrência de cascalho, matacões ou rocha, e houver