Tipos de socialismo
Socialismo Utópico
Suas ideias foram desenvolvidas na primeira metade do século XIX, tinham como proposta mudanças sociais já muito desejadas na época, para construir uma sociedade justa e igualitária. Porém, ao mesmo tempo em que expressava os seus sonhos, não descrevia quais ferramentas seriam usadas para chegar aos seus objetivos.
Socialismo Científico
O socialismo científico ou marxista é contra as ideias utópicas, Karl Marx e Friedrich Engels escreveram a teoria socialista, primeiro estudaram o capitalismo em suas origens, e seu acúmulo de capital e produção sob suas contradições, pois para eles o socialismo seria uma etapa entra o capitalismo e o comunismo.
Anarquia
Anarquia foi mais uma corrente socialista, surgida no século XIX. Pregava a eliminação de toda e qualquer forma de governo, defendendo a liberdade de forma geral, ou seja, o povo era quem governava.
O anarquismo, também chamado de comunismo libertário, e o socialismo científico de Marx tinham em comum o objetivo de chegar ao comunismo, onde não exista divisão de classes.
Socialismo Cristão
Durante a revolução industrial, quando aumentou o nível de exploração humana, uma série de teóricos cristãos lançaram apelos às classes dominantes para que aliviassem o sofrimento das classes trabalhadoras. Nasceu assim o socialismo cristão, em uma tentativa de aplicar ensinamentos de amor e respeito ao próximo.
Socialismo Real
O socialismo real é aquele posto em prática, segundo historiadores se trata de um “socialismo autoritário”, devido ao terror político implementado pelos diversos regimes que já existiam no mundo. O socialismo real é tido como ditadura.
O primeiro país socialista foi a Rússia, que após a vitória dos bolcheviques na Revolução Russa virou União Soviética. A partir de 1921 o partido comunista estabeleceu a ditadura no país.