Tipos de Ruidos
O que é um ruído nas Redes de Computadores: Todos os sinais elétricos ao propagarem-se por um meio de transmissão podem sofrer alguns tipos de perturbações ou degradações , a isso dá-se o nome de ruído. Os ruídos gerados pelas falhas nos sistemas de energia elétrica são os que causam maiores defeitos em redes de computadores, o que pode resultar de defeitos de hardware e mesmo perda de dados e erro sem programas que podem ser executados software.
Formas de Ruído
Existem dois formatos básicos do ruído que afetam as redes de comunicação: - Ruído Branco; - Ruído Impulsivo; - Ruído Elétrico; - Ruído Térmico.
O ruído impulsivo não é contínuo, consiste em impulsos irregulares de grandes amplitudes, o que é difícil a prevenção. A duração destes impulsos pode variar de alguns até centenas de mil segundos. É provocado por distúrbios eléctricos externos ou por falhas em equipamentos. É um sinal indesejável, que é constituído por sinais aleatórios e, por serem aleatórios, esses sinais interferem nos circuitos eletrônicos provocando assim mau funcionamento. É um ruído gerado pela agitação térmica de cargas no interior de um condutor elétrico em equilíbrio. O ruído térmico é aproximadamente igual ao ruído branco. O ruído por ser gerado por fenómenos naturais como descargas atmosféricas raios, pode também ser causado por reações químicas ou por equipamentos eletrônicos. Como por exemplo: o funcionamento de motores, máquinas industriais de grande porte, as lâmpadas fluorescentes e os aparelhos eletrodomésticos televisão. Os métodos que são mais utilizados para a redução dos ruídos nos sistemas de cabeamento das redes , envolvem o balanceamento dos níveis de tensão nas extremidade dos cabos , a blindagem das estruturas por onde o cabeamento passa. Um ruído pode ser classificado quanto: - Ao modo de propagação; - Ao tipo; - E a duração.
Ruídos irradiados- São campos magnéticos e elétricos que se propagam pelo ar, são semelhantes as ondas de rádio. Ruídos