Tipos De Rocha
Origem e Classificação das Rochas
Na Era Primitiva ou Pré-Cambriana a Terra devia ser uma só massa incandescente, com temperaturas elevadíssimas, sem existência de matéria sólida. Os minerais eram uma massa pastosa, semelhante ao magma. Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta - as rochas magmáticas.
Os gases e vapores que escaparam do resfriamento dos minerais, deram origem a camada de ar que envolve a Terra - a atmosfera. Com a formação das chuvas, dos rios e oceanos, agindo como agentes de erosão, foram se formando novas formas de relevo. Os detritos resultado das erosões das rochas primitivas foram sendo depositados, camadas por camadas, nas depressões, dando origem às rochas sedimentares. Submetidas às condições de temperatura e pressão, as rochas magmáticas e sedimentares deram origem às rochas metamórficas.
Rochas Magmáticas
A rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma pastoso, que ainda existe no interior da terra, como comprovam as erupções vulcânicas. A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior de Terra. O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem grandes cristais na sua composição. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas. Um exemplo mais comum desse tipo de rocha é o basalto, utilizado como paralelepípedo para o calçamento de ruas.
O resfriamento no interior da terra formam as rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas. Nesse caso o resfriamento do magma é lento,