Tipos De Relevos
Tectonismo ou Diastrofismo
Todos os movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta.
São causados por forças que vêm do interior do planeta e age lenta e pronlongadamente.
Podem ser verticais ( epirogênicos ) e horizontais ( orogênicos ) .
Movimentos Epirogênicos: - Provocam o abaixamento ou soerguimento da crosta. - Pode provocar o rebaixamento de litorais pelas invasões do mar e o levantamento da costa pelo recuo dos oceanos. - Costuma ocorrer em áreas mais estáveis.
Movimentos Orogênicos - Formação de montanhas é resultado das ações horizontais de verticais do interior do planeta. - De pequena duração mais muito intensa. - Forma as dobras e fraturas (falhas).
Dobras: Resultado de forte compressão de rochas não resistentes as forças internas. As formações de relevo mais recentes são dobramentos.
Falhas: Formam-se em áreas onde as rochas são rígidas e resistentes as forças internas.
Quebram-se ao invés de dobrar. Desnível do Terreno: Uma área elevada e outra rebaixada.
Vulcanismo: Manifestações típica do vulcanismo é o ‘’ cone vulcânico’’ associado ao pó, cinza e lavas formado pelas erupções. Existem manifestações vulcânicas secundarias:
Circulo de fogo: Maiores partes dos vulcões esta em limites de placas, mais existem os vulcões intraplacas como os do arquipélago havaiano A maioria dos vulcões estão no chamado Círculo de fogo; – 80% das manifestações vulcânicas acontecem no fundo do mar.
Abalos sísmicos: Atuação prolongada de forças tectônicas em áreas de rochas duras; – Deslocamento na vertical ou horizontal produz ondas vibratórias que se espalham em várias direções. Ruptura causada por acomodações geológicas em camadas internas da Terra.
Agentes Externos Vento: