Tipos de redes de computadores
A classificação de redes em categorias pode ser realizada segundo diversos critérios, alguns dos mais comuns são: * Dimensão ou área geográfica ocupada:
Redes Pessoais; Redes Locais; Redes Metropolitanas; Redes de área alargada. * Capacidade de transferência de informação:
Redes de baixo débito; Redes de médio débito; Redes de alto débito. * Topologia ("a forma da rede"):
Redes em estrela; Redes em "bus" ; Redes em anel . * Meio físicos de suporte ao envio de dados:
Redes de cobre; Redes de fibra óptica; Redes rádio; Redes por satélite. * Ambiente em que se inserem:
Redes de industriais; Redes de coorporativas. * Método de transferência dos dados:
Redes de "broadcast”; Redes de comutação de pacotes; Redes de comutação de circuitos; Redes ponto-a-ponto . * Tecnologia de transmissão:
Redes "ethernet”; Redes "token-ring”; Redes FDDI; Redes ATM; Redes ISDN .
Neste documento abordam-se algumas designações mais comuns de tipos de rede.
REDES DE COMPUTADORES
O que é uma rede?
Algumas fontes indicam a década de 1940 como tendo início os experimentos para conectar máquinas calculadoras através de linhas telefônicas. Com a evolução das máquinas de calcular para os computadores, surgiu a necessidade de compartilhar os dados de um equipamento para outro. A comunicação entre eles como conhecemos hoje começou a ser desenvolvida na década de 1960, mas cresceu significativamente na década de 1990.
Um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro só terá acesso aos seus dados (Disco Rígido) ou aos arquivos que porventura venham a ele através de disquetes, CDs, DVDs, dispositivos de armazenamento, como USB (pendrives), MP3s, iPods, etc.
Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar serviços, arquivos, impressoras, mensagens, etc. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados,