Tipos de meios de transmissão - redes de computadores
• Meio Magnético • Meios Guiados - Par Trançado - Cabo Coaxial - PLC (Power Line Communications) - USB (Cabo de rede USB) - Fibra Ótica • Meios Não-Guiados - Wireless Transmission (Transmissão sem fio) - Raios Infravermelhos - Microondas - Transmissão via rádio - Bluetooth
Meio Magnético
Uma das maneiras mais comuns de transporte de dados de um computador para outro são as fitas magnéticas, discos flexíveis, discos rígidos ou CDs. Através destes meios consegue-se efetuar a transferência de grandes quantidades de dados de maneira barata mas não de forma on-line, incorrendo numa grande demora. Trata-se de um método muito mais barato, especialmente para aplicações em que o tamanho da largura de banda ou o custo por bit transportado é o fator chave.
Topologia de Redes
Estrela (Star): Neste tipo de rede, os equipamentos estão conectados ponto-a-ponto, por intermediário de linhas (cabos) independentes, a um gerenciador central que é responsável por toda a comunicação e transferência de dados, bem como pelo controle do armazenamento de dados e gerenciamento de rede. Neste sentido, enquanto dois nós estiverem se comunicando, os demais não terão que aguardar e se ocorre à quebra do nó central interrompe o funcionamento de rede.
Topologia de Redes
Anel (Ring): Estações conectadas através de um caminho fechado. Com esta configuração, muitas das estações remotas ao anel não se comunicam diretamente com o computador central. Quando a mensagem é enviada, esta entra no anel e circula até ser retirada pelo nó do destinatário, ou então até voltar ao nó fonte, dependo do protocolo utilizado. Este último procedimento é mais desejável porque permite o envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações e além do mais permite que determinadas estações recebam pacotes enviados por qualquer outra estação de rede, independente de qual seja o nó destinatário.
Topologia de Redes
Barramento (Bus): Utiliza uma topologia descentralizada,