Tipos de Redação
Para se produzir uma boa redação, não existem fórmulas mágicas ou técnicas especiais. Tudo aquilo de que você necessita é seguir algumas regras essenciais, lembrar dos pontos estruturais (começo, meio e fim) e fazer o trabalho de distribuição das idéias de maneira correta em cada período do texto. Como você já deve saber, existem três estilos de textos: dissertativo, narrativo e descritivo.
Dissertação
Texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, ponto de vista ou questionamento, para abordar um determinado assunto. Em geral, este tipo de produção textual costuma distribuir o seu conteúdo da seguinte maneira.
Introdução – ponto em que se apresentam as idéias que serão defendidas ao longo do texto.
Desenvolvimento – momento em que se desenvolvem as idéias anteriormente apresentadas, de modo a convencer o leitor por intermédio de argumentos sólidos e dados concretos.
Conclusão – é a parte em que se elabora um desfecho coerente do desenvolvimento com base nos argumentos apresentados.
Neste tipo de construção, é permitido ao autor acrescentar julgamentos ou opiniões para defender sua idéia, desde que se transmitam credibilidade e consistência, sem abandonar o formato de discurso persuasivo.
Tipos de dissertação
A dissertação é um estilo de redação muito solicitado nos vestibulares. No universo dos processos seletivos, essa tipologia textual é requerida por exigir dos candidatos a análise crítica a respeito de algum tema proposto. Esta discussão deve, ainda, ser exposta na estrutura de parágrafos que compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. Além disso, a linguagem empregada dever seguir a norma padrão, logo, o uso de gírias, termos pejorativos e coloquialismo não são aceitos.Mas existem maneiras diferentes de se fazer um texto dissertativo? Existem tipos de dissertação?Sim, e você pode optar por: expositiva ou argumentativa.A dissertação expositiva é voltada aos fatos que estão sendo noticiados e