Tipos de Mercado/ microeconômia
Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para a deter poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.
Os economistas distinguem quatro modelos teóricos de mercado, que se indicam por ordem decrescente de competição:concorrência perfeita/pura, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio
CONCORRÊNCIA PERFEITA
Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Condições de um mercado em concorrência perfeita
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afectando o mercado e, Consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
Característica
1. Homogeneidade do produto: supõe que não existe diferença entre os produtos.
2. Transparência do mercado: todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
3. Liberdade de entrada e saída de empresas: facilidade da empresa em entrada e saída da atividade
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm