Processo produtivo Coca Cola
A Coca Cola Company é a maior fabricante de refrigerantes do Mundo, e seu processo produtivo tem inicio com o seu principal tesouro: a sua formula secreta, no qual é enviada para centenas de fabricas de engarrafamento do mundo inteiro, resultando na produção de milhões de recipientes diariamente.
O inicio do processo começa com a mistura do xarope com a agua e outros ingredientes e adição do gás carbônico. Apos o termino da mistura, a Coca Cola esta pronta para o engarrafamento , seja ele em recipientes PET, lata ou garrafa de vidro.
Começamos pela fabrica de Baton Rouge, na Louisiana, onde os recipientes de plástico, os Pets, são produzidos pela própria Coca Cola. A fabrica inova em colocar seus 3km de esteiras na parte superior da fabrica, proporcionando espaço amplo e sem obstáculos no chão de fabrica. Todos os processos são feitos de forma precisa e automatizados. Raio X das embalagens, fotocélulas dos rótulos, entre outros procedimentos de ultima geração para garantir não só o produto, mas, a embalagem de forma precisa e agradável. Resfriamentos e aquecimentos durante o processo de produção são constantes, pois a fabrica trabalha com uma bebida gaseificada e envazada com alta pressão calculada em libras. Apos o termino da produção, as garrafas pets são embaladas e paletizadas.
Já na produção de latas, estas mesmas tem sua produção terceirizada por uma fabrica automatizada do Mississipi, com produção estimada em 9 milhões de latas por dia. Esteiras predominam na linha de produção, prensas fazem com que matrizes se transformem em latas, e diversos procedimentos de rotulagem e lavagem são feitos ate as latas chegarem ao padrão Coca Cola. Apos receber as latas, a fabrica de engarrafamento de Baton Rouge repete alguns procedimentos das garrafas de plástico, porem, de forma mais rápida, cerca de 2x mais rápido.
Por fim, a Coca Cola fornece para diversos países o seu produto em embalagem de vidro. A fabricação das garrafas