tipos de memória
Tipos de Memórias
Exercício
Juliete Cardoso
Pofessora: Daniele Rabelo
Jaboatão, Setembro 2014
A memória é um processo cognitivo que refere-se a capacidade neurocognitiva de reunir, armazenar e relembrar situações vividas, pois todas essas informações são armazenadas partir de experiências : uma conversa, uma leitura uma paisagem... Sendo que é importante destacar que nem tudo a nossa volta é de fato memorizado, isto depende do foco e da atenção distribuída à situação, por exemplo, é possível ler uma nota e não adquirir nenhuma informação da leitura, assim como olharmos para um lugar e não perceber certos detalhes ou alguém, portanto estamos olhando mais não estamos vendo ou podemos escutar alguém sem ouvir.
A memoria não consiste só em reter informações mais também em criar, reinventar, modificar e interpretar situações com base no que já se foi vivenciado. Alguns especialistas nomearam os estágios da memoria sendo ele:
Memória Sensorial: Retém a informações por alguns segundos e precisa ser esvaziada com rapidez para dar espaço a novas informações.
Memoria de curto prazo: Retém um pouco mais de informação que a memoria sensorial e permite a memorização com uma escala maior de tempo, porém não duradoura, a exemplo quando esquecemos um numero de telefone e alguém nos fala conseguimos guardar por um espaço curto de tempo ate que voltamos a esquecer.
Memoria de longo prazo: são as memorias duradouras, considerada uma memoria permanente.
Memoria semântica: É a memoria do conhecimento, em casos de amnesia a memoria semântica por vezes não é afetada como, por exemplo, podemos esquecer quem somos mais não esquecemos que uma cadeira é cadeira. É um tipo de memoria que é aprendida pela sua repetição.
Memoria Episódica: está ligada aonde guardamos toda a nossa experiência de vida, quando lembramos momentos passados estamos usando a nossa memoria semântica é a responsável por nossa aprendizagem.
Memoria visual/auditiva: está