A logística e a gestão de materiais
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma visão geral sobre a logística na administração de materiais de um depósito.
A logística envolve todas as atividades de movimentação e armazenagem, procurando sempre a facilitar o fluxo de materiais e serviços. Para um bom desempenho nesta atividade, o gestor deve ter um amplo conhecimento na área onde irá atuar, podendo assim desenvolver estratégias tanto para aprimorar o serviço, quanto para reduzir custos; proporcionando uma vantagem competitiva.
Palavras-chave: Controle. Estratégia. Depósito. Transporte.
1. INTRODUÇÃO
A proposta deste artigo é abordar a logística na gestão de materiais onde processos direcionem para custos mais baixos e uma alta produtividade. Buscando sempre melhorar a organização e planejar desde a entrada do material, até a entrega do produto para o cliente final.
Como as empresas encontram-se em um mercado competitivo, devemos observar alguma maneira de se sobressair, buscando novas tecnologias, boas parceria entre fornecedores, agilidade e qualidade de produção.
2. DESENVOLVIMENTO
Para uma melhor compreensão, vamos esclarecer os conceitos de logística e administração de materiais; logística trata-se do processo de abastecer, planejar, e controlar o fluxo; não apenas abastecer estoques, mas também o processo de abastecer o cliente final. Para isso faz-se necessário o aperfeiçoamento de técnicas e métodos de trabalho para que a atividade seja desenvolvida corretamente e garanta a disponibilidade de um produto de qualidade, na quantidade, hora certa e também tenha bons preços de custos, para assim aumentar a rentabilidade da empresa.
A administração de materiais procura estudar como a logística da empresa pode obter melhorias na movimentação e distribuição de seus produtos ou materiais até seu cliente ou consumidor final.
A logística na administração de materiais é um setor de grande nível estratégico, exige planejamento e