Tipos De Mem Rias E Evolu O Do Processador SO
TÉRCIO DE FRANCA MATOS, RA 141682336
TIPOS DE MEMÓRIA
EVOLUÇÃO DO PROCESSADOR
Trabalho apresentado na disciplina de Sistemas Operacionais do Curso de Jogos Digitais (JOG NA2 - noturno)
Docente: Vera Lúcia da Cruz
São Caetano do Sul
1º Semestre de 2015
Memória de computador
Segundo Stallings, um sistema computacional é equipado com uma hierarquia de subsistemas de memória, algumas internas(diretamente acessíveis pelo processador), e outras externas (acessíveis pelo processador por meio de um módulo de entrada e saída). Uma característica óbvia de uma memória é sua capacidade. Na memória interna, capacidade em bytes(1byte=8bits) ou palavras, os tamanhos usuais de palavras são 8,16 e 32 bits; na externa, a capacidade é expressa em função de bytes.
As restrições de projeto de memória estão relacionadas a três questões: capacidade, velocidade e custo, que são conflitantes, vale considerar as seguintes relações:
- Tempo de acesso mais rápido, custo por bit maior;
- Capacidade maior, custo por bit menor;
- Capacidade maior, tempo de acesso menor.
Dessa maneira, é preciso considerar a hierarquia de memórias, e não um único componente ou tecnologia de memória. Uma hierarquia típica é mostrada na figura a seguir, conforme se desce a cada hierarquia de memórias, deve se levar em conta:
a) Custo por bit diminui.
b) A capacidade aumenta.
c) O tempo de acesso aumenta.
d) A frequência de acesso à memória pelo processador diminui.
Desse modo, memórias menores, mais caras e mais rápidas, são combinadas com memórias maiores, mais baratas e mais lentas. É possível organizar os dados ao longo da hierarquia de memória, fazendo com que a porcentagem de acessos de certo nível seja bem menor que a porcentagem de acessos ao nível imediatamente superior.
Memória principal
Nos primeiros computadores a tecnologia mais utilizada para fabricação da memória principal de acesso aleatório empregava um grupo de anéis de material