tipos de manutenção
Resenha Crítica: Tipos de manutenção (corretiva, preventiva, preditiva).
Manutenções.
Basicamente quando falamos de manutenções de equipamentos, como mostra vários livros, estudos e pesquisas, sabemos que há vários tipos de manutenções; entre elas a preventiva, corretiva, preditiva e detectiva.
Entretanto, sabemos que todas são importantes, e nos leva a um conhecimento que devemos ter para previnir custos e falhas. A manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes: a não planejada onde não há tempo para a preparação do serviço, e que basicamente implica em altos custos, pois a quebra inesperada provoca perdas de operação, qualidade e elevação dos custos indiretos de operação. E também a planejada, que é a correção do desempenho menor do que o esperado ou da falha, ou pela decisão de operar até a quebra. E como lemos em vários livros e pesquisas, um trabalho planejado é sempre mais barato, mais rápido e mais seguro do que um trabalho não planejado, e será sempre de melhor qualidade.
Na manutenção preventiva procura obstinadamente evitar a ocorrência de falhas, ela nos proporciona um conhecimento prévio das ações, permitindo uma boa condição de gerenciamento das atividades e nivelamento dos recursos, além da previsibilidade de consumo de materiais e sobressalentes. È uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção, que envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros.
A manutenção preditiva tenta definir o estado futuro do equipamento e o tempo da sua durabilidade. Tem base na medição e coletas de dados, vibração, análise de óleo, ultrassom, e outras. Ela peca por ser pouco precisa.
Outra manutenção é a detectiva, que busca detectar falhas ocultas ou não-perceptiveis ao pessoal de operação e manutenção.
Todas essas manutenções são extremamente importantes, e na teoria são implantadas, mas no dia a dia da prática qual é a mais usada?
Acadêmico: Jean Marcos Tipos de manutenção (corretiva,