tipos de manutencao
Todos os equipamentos, sem distinção, necessitam de manutenções, para garantir a operatividade, funcionalidade e principalmente a confiabilidade dos mesmos.
Esta garantia não é só a integridade mas também a segurança, pois a não realização da manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas.
Quais as consequências de uma má política de manutenção?
- Eleva as ocorrências de manutenções corretivas;
- Aumenta o custo com estoque de peças de reposição e com a própria manutenção;
- Ocasiona trocas desnecessárias de componentes ou quebra dos mesmos.
- Inspeções desnecessárias em equipamentos em bom estado
- Maior tempo de parada do equipamento para manutenção;
- Aumento da demanda de trabalho em função das manutenções corretivas;
- Colocar em risco a integridade dos usuários.
Existem basicamente três tipos de manutenção: Manutenção corretiva
Trata-se de uma manutenção não planejada de um equipamento e que tem como objetivo a localização, correção, restauração, recuperação, reparação de anomalias, defeitos e/ou quebras, que tenha cessado ou diminuído a capacidade do equipamento de exercer as funções para as quais foi projetado.
Este procedimento tem como alvo principal a correção imediata de um defeito, a fim de retomar o mais rápido possível as atividades produtivas do equipamento a qual foi submetido a quebra.
Neste caso, o principal objetivo é que o tempo de retomada das ações seja o mais rápido possível e a correção deste ser feita da melhor forma, a fim de evitar uma nova quebra.
Este tipo de manutenção, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar perdas de produção e queda de qualidade do produto.
As paralisações são em sua maioria mais demoradas e a insegurança exige estoques elevados de peças de reposição, com acréscimos nos custos de manutenção.
Manutenção preventiva
Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que tem como objetivo reparar,