Circuito Integrado 555
Neste relatório descreveremos sobre o circuito integrado 555 abordando a sua representação, pinagem, característica e configuração. Falaremos também sobre o temporizador monoastável e suas características de funcionamento.
O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou oscilador. O CI foi projetado pelo engenheiro eletrônico Hans R. Camenzind em 1970. Foi inicialmente fabricado pela Signetics e depois comprado pela Philips. Comercializado com a nomenclatura de SE555 e NE555, ainda esta em comercialização por ter baixo custo, estabilidade e boa funcionalidade. É composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silício em um encapsulamento duplo em linha (DIP) de 8 pinos. Observe a figura:
Em relação à figura, temos a seguinte pinagem:
Pino 1 (GND): Pino de terra ou ponto comum à alimentação.
Pino 2 (Disparo): É a entrada do comparador com referência de 1/3 VCC, sendo usado para ativar o FlipFlop SR (Q 1 e Q 0). Quando a tensão nesse pino é menor que 1/3 VCC, ou menor que metade da tensão que aparece no pino 5, a saída vai para o estado alto. Como a ação do pino de disparo é sensível ao nível de tensão nele aplicado, a tensão de disparo pode variar lentamente. O pulso de disparo deve ser de duração menor que o intervalo de tempo determinado pela resistência e capacitância externa. Se o pino é mantido em nível baixo por um tempo maior, a saída permanecerá em nível alto até que a tensão seja corrigida.
Pino 3 (Saída): É a saída do sinal temporizado, o qual é amplificado para poder fornecer corrente à carga.
Pino 4 (Reset): Usado para inicializar o Flip-Flop e retornar a saída ao estado zero (Q 0 ) e acionar o transistor de descarga (Q 1). O pino é ativo quando a tensão aplicada estiver em nível lógico zero. Caso o reset não seja utilizado, esse pino deve ser conectado ao VCC para evitar qualquer inicialização indevida.
Pino 5 (Tensão de Controle):