Tipos de malha: dry fit, 100% algodão e renda
Centro de tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Tipos de malha: Dry fit, 100% algodão e renda
Disciplina: Tecnologia Textil II
Maringá, Novembro de 2012 1. Introdução
Malhas são tecidos produzidos com base em métodos de formação de laçadas. Embora se desconheça a data da descoberta do método manual de fazer malha ou tricotar, recentes descobertas de tecidos de malha no Egito, provam que este método já era conhecido no século V a.C. É de notar no entanto que o 1º tear de malha surgiu nas Inglaterra em 1589.
Chama-se malha de trama a todo o tecido produzido por processos de fabricação nos quais pelo menos um fio de trama é transformado em malha.
Os tecidos de malha podem ser produzidos de modo manual ou mecânico e são o resultado da formação de malhas provenientes de um ou mais fios, que se interpenetram e se apóiam lateral e verticalmente por meio de agulhas. A malha, elemento fundamental desse tipo de tecido, constitui-se de uma cabeça, duas pernas e dois pés. A carreira de malhas é a sucessão de malhas consecutivas no sentido da largura do tecido. Já a coluna de malha é a sucessão de malhas consecutivas no sentido do comprimento do tecido.
Neste trabalho vamos focar em três tipos de malha: A renda, o Dry- Fit e 100% algodão.
2. Renda
A renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão e até mesmo de ouro.
É por vezes aplicada como guarnição de vestidos, alfaias e paramentos.
São dois os principais tipos de renda: a renda de bilros e a renda de agulha. Entre outros tipos, incluem-se o crochê (executado com uma agulha) e o frivolité, preparado com naveta, uma espécie de lançadeira, que forma nós com as linhas.
Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos: * O desenho ou motivo; * O fundo, que mantém o desenho unido.
A renda é usada para guarnecer ou