Tipos de insulina
Autor: Alan Niemies
Destaque
Medicamentos
- 19/12/2012
A Insulina é um hormônio produzido dentro do nosso próprio corpo, responsável por carregar a glicose (ou “açúcar”) do nosso sangue para dentro das nossas células. Essa glicose veio da nossa alimentação, e todas as nossas células precisam dela para desempenhar suas funções. Na Diabetes Melito, esse hormônio está em falta em nosso organismo ou há uma resistência por parte de nosso corpo em “aceitá-la”.
Assim, existem vários tipos de insulina criados sinteticamente para auxiliar no tratamento de pacientes diabéticos, especialmente os portadores da Diabetes Melito Tipo 1, também chamada de Diabetes Insulino-dependente. Nesse artigo, saiba sobre cada tipo de insulina disponível no mercado e suas características.
Como dividimos as Insulinas
Basicamente, os diferentes tipos de Insulina disponíveis no mercado são divididas quanto ao tempo de ação destas em nosso corpo:
Insulina de ação rápida (Insulina Regular);
Insulina de ação intermediária ou pré-misturada (Insulina NPH);
Análogos de insulina: incluem insulinas de ação lenta (ou prolongada) e insulinas ultrarrápidas;
As últimas duas classes (de ação lenta e ultrarrápida) são os chamados análogos da insulina, em que há alteração na molécula da insulina para chegar ao medicamento ideal.
Dessa forma, cada insulina tem tempos diferentes para começar a agir no corpo, assim como diferentes picos de concentração e duração da ação. As de ação lenta e intermediária são usadas para manter uma secreção basal (constante) ao longo do dia, enquanto as de ação rápida e ultrarrápida são importantes para aumentar a insulina no momento das refeições, hora em que mais precisamos desse hormônio.
A quantidade de doses e os tipos de insulina escolhidos dependem de cada paciente e devem ser avaliados por um médico. Aqui, vou citar apenas alguns esquemas comumente utilizados.
Insulina de ação rápida
Essa é a insulina mais comum que temos e, certamente,