Tipos de Instituições Sociais
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
OS TIPOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS
ALUNO 1
ALUNO 2
ALUNO 3
ALUNO 4
ALUNO 5
ALUNO 6
ALUNO 7
ALUNO 8
ALUNO 9
(NOME DO CAMPUS)
2013
1. INSTITUIÇÕES PRIVADAS
As instituições privadas ou empresas privadas são aquelas que possuem seu funcionamento baseado em fins lucrativos. Existem vários tipos de instituições privadas, entre elas: a SA (Sociedade Anônima), que é formada por mais de dois sócios. Suas ações são proporcionais ao seu capital, podendo exercer qualquer atividade comercial juridicamente. Também temos a LTDA, que é uma instituição limitada, chamada de sociedade limitada por cotas de responsabilidade, na qual todos os sócios decidem a integralização do capital. Além das instituições privadas de capital fechado, que mostra-se como uma sociedade anônima na qual o capital é dividido e não é aberto para negociação.
As instituições privadas podem também ser educacionais, existindo vários tipos: as particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado; as comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
2. INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS
As instituições religiosas possuem nomes de acordo com a religião, podendo ser chamadas de igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, centros espíritas ou outras denominações. A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. Embora cada religião apresente elementos próprios, é também possível estabelecer