Tipos de imunidade
3º BIM
1- Sistema Digestivo; Sistema Respiratório; Sistema Circulatório; Sistema Nervoso; Sistema Linfático; Sistema Urinário; Sistema Muscular; Sistema Reprodutor; Sistema Endócrino e Sistema Ósseo.
2- Funções vitais das plantas: Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução. Em cada tipo de ambiente, as plantas se desenvolvem de maneira diferente, outras até morrem.
Funções vitais dos animais: As funções da reprodução, as funções do metabolismo e as funções do catabolismo. Todos os seres vivos precisam de energia para realizar as diversas funções vitais. Os animais, em geral, possuem a capacidade de se relacionar com o meio ambiente, incluindo a comunicação com seres da mesma espécie ou de espécies com quem mantem relações biológicas específicas.
3- Para cumprir com a sua missão de defesa, o sistema imunitário possui dois tipos de mecanismos: os mecanismos de defesa não específicos e os mecanismos de defesa específicos.
Os mecanismos de defesa específicos: iniciam a sua ação alguns dias após a invasão de agentes patogênicos, no entanto, estes mecanismos tem uma ação muito mais eficaz, dirigida e específica.
Os mecanismos de defesa não específicos: consistem num conjunto de processos que confere proteção contra agentes patogênicos, algumas tóxicas, drogas e células cancerosas. Diz-se que este tipo de resposta é não específica, pois atua de igual forma qualquer que seja o agente agressor.
Tipos de Imunidade:
Imunidade Humoral-> está relacionada com a produção de anticorpos circulante no sangue e na linfa, produzidos pelos linfócitos B.
Imunidade Celular -> é uma imunidade mediada por células onde atuam, sobretudo, os linfócitos T que conseguem reconhecer os antígenos devido à marcas nas suas membranas.
Memória Imunitária -> efetua-se a dois níveis, que se denominam por resposta imunitária primária e