tipos de fundações
Rodrigo Ramos da Silva
Geotecnia
Novo Hamburgo 2013
Geotecnia
É a área do conhecimento que pesquisa e de certa forma fiscaliza a interferência de qualquer infraestrutura construída pelo homem no processo de sua fundação no solo ou na rocha. O profissional da área é o engenheiro geotécnico responsável por projetos de escavações, abertura de túneis, aterros, tratamentos de fundações, fluxos em solos e rochas, além de contenções.
É uma disciplina interligada com a terramecânica, petrologia e áreas da geologia. A Geotecnia não é uma ciência pura e sim o resultado do conhecimento de três áreas específicas: a geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas.
A Geologia de engenharia é uma área que cuida de situações e aplicações geológicas pertencentes a projetos de engenharia. De certa forma, planeja e gerencia a aplicação tecnológica humana no meio geológico da natureza.
A Geologia de Engenharia é pouco difundida no meio acadêmico, ou seja, não são todas as faculdades que oferecem esse curso, e é uma área de atuação pouco conhecida pela população, apesar de sua importância.
É responsável também pelas tarefas da Geologia Econômica na missão de encontrar e planejar a extração de recursos minerais para abastecer diversas atividades econômicas. A Mecânica dos Solos, por sua vez, pertence à Engenharia Civil, e tem a missão de prever o comportamento de maciços terrosos em obras de engenharia.
Uma determinada obra de engenharia civil é apoiada sobre o solo e utilizam o próprio solo como insumo da construção de barragens, aterros e estradas. A Mecânica dos Solos estuda a estabilidade, o comportamento funcional e estético da obra,