TIPOS DE FOTOSSÍNTESE
ABRIL/2013
1. INTRODUÇÃO
Um dos processos mais importantes para a continuação dos vegetais em nosso planeta é a fotossíntese, pois é a maneira pela qual esses organismos tiram a energia do sol e armazenam em forma de açúcares. A fotossíntese é um processo simples, que necessita apenas de água, dióxido de carbono e ter luz no lugar. A fórmula química que descreve o percurso da fotossíntese é 6CO2 + 6H2O (+ energia solar) C6H12O6 + 6O2. O processo produz o oxigênio, que é necessário para todos os animais para respirar.
2. DIFERENÇAS ENTRE FOTOSSÍNTESE C3, C4 e CAM
Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas utilizam a clorofila para transformar a energia solar em açucares facilmente recuperáveis , podem ser divididos em três tipos diferentes: C3, C4 e fotossíntese CAM. A diferença entre os três tipos é a forma e a localização na qual tem lugar a fotossíntese, e cada um têm as suas vantagens e desvantagens.
3. FOTOSSÍNTESE C3
Plantas C3 são as mais numerosas do planeta e apresentam as melhores condições de frescor e umidade com luz normal. Fotossíntese C3 tem esse nome, porque o dióxido de carbono (CO2) que é respirado pela planta, a fim de converter a luz em açúcares, é incorporado a um 3-carbono composto.
A fotossíntese ocorre quando o dióxido de carbono é aglomerado com água para produzir o açúcar e oxigênio como subproduto. O açúcar é armazenado e utilizado como uma fonte de energia e de matéria-prima para a realização de diversas funções tais como: o crescimento e produção. No caso das plantas C3 a fotossíntese ocorre em toda a folha.
4. FOTOSSÍNTESE C4
Plantas C4 incluem em sua maioria as gramíneas. Estas plantas absorvem o dióxido de carbono através dos seus estômatos a uma taxa mais rápida do que as plantas C3, permitindo que o dióxido de carbono (CO2) entregue mais imediatamente para a fotossíntese nas células internas. O C4 indica que o dióxido de carbono (CO2) é