introdução a memoria
Foram identificadas pelos psicólogos cognitivos, três operações comuns da memória: codificação, armazenamento e recuperação.
Na codificação,você transforma dados sensoriais numa forma de representação mental;no armazenamento,você conserva a informação codificada na memória;e na recuperação,você extrai ou usa a informação armazenada na memória.
Dentre alguns tipos perturbadores de perda da memória,podemos citar a amnésia,que é uma perda grave da memória,geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória procedural.Após estudar a função da memória de pessoas com cada forma de amnésia,foi possível diferenciar as formas de memória temporária versus de longo prazo,processos de memória procedural versus declarativa e memória explícita versus implícita.E a partir dos estudos dos mnemonistas,foi mostrado o valor da imaginação na memória para informações concretas,assim como a importância de descobrir ou formar conexões significativas entre os itens a serem lembrados.
Algumas das tarefas utilizadas para o estudo da memória,foram as que avaliam a evocação explícita da informação(evocação livre,evocação em série e evocação insinuada) e o reconhecimento explícito da informação.
A memória é concebida como envolvendo três armazenamentos: armazenamento sensorial, armazenamento de curto prazo e armazenamento de longo prazo.Dentro do armazenamento sensorial,o armazenamento icônico refere-se à memória sensorial visual.
Duas das principais teorias do esquecimento na memória de curto prazo sao a teoria da deterioração e a teoria da interferência.A teoria da interferência distingue-se entre a interferência retroativa e a interferência proativa.
O consumo de álcool, por exemplo, perturba a atividade da