tipos de equipamentos de medição usados para TST
Intentado por Leon Battista Alberti (1404-1472), o anemômetro era um instrumento simples usados para medir a velocidade do vento. Ele tinha uma placa metálica, retangular presa a um eixo horizontal com uma dobradiça, de modo que, quando o vento levantava a placa metálica, indicava a velocidade relativa do vento, que podia ser grosseiramente medida numa escala curva colocada sob a placa.
Hoje, um anemômetro consiste num instrumento para medir a velocidade do vento ou fluxo de ar em movimento. Geralmente possui um cata-vento para indicar a direção do mesmo. Este é constituído por uma bandeira bem equilibrada que gira em torno de uma haste vertical. A bandeira tende a orientar-se ao longo das linhas de corrente do movimento do ar e os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou elétricos a mostradores ou a registradores, que indicam a direção do vento. O modelo mais preciso é o tipo fio quente em vez de usar a hélice usa-se o sistema de fio quente para medir fluxo de ar sensíveis ,também podendo medir a temperatura do fluxo do ar, dependendo da ocasião e recomendável utilizar o anemômetro tipo hélice que mede a velocidade do vento, ar mais fortes. Anemômetros podem ser classificados em diversas categorias: anemômetros de rotação, anemômetros de veleta, anemômetros de tubo de pressão e anemômetros baseados no poder refrescante do ar em movimento.
Quando não se necessita de grande rigor, utiliza-se o anemômetro de veleta, o de mangas de ar ou bandeira (em torres). Para determinar a velocidade média do vento usa-se o anemômetro de conchas e para a determinação da velocidade instantânea, o anemômetro com tubo de pitot.
Termo-anemômetro digital portátil é utilizado para efetuar medições precisas da velocidade do vento, tubulações, entre outros, através da sua hélice. Este aparelho é enriquecido com algumas funções extras, como a medição de vazão e temperatura por meio do seu termômetro que é capaz de fornecer estas informações com facilidade.