Tipos de energias
Energia Fóssil – oriunda do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo por milhões de anos. Considerada uma fonte poluidora, contribui com o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. O gás natural libera uma quantidade de poluentes bem menor.
Energia Eólica – é obtida a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas e ao girarem produzem energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, contudo, ainda pouco utilizada.
Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
Energia Térmica – Aquela que é desenvolvida através do calor. Uma panela de água no fogão vai produzir muito vapor de água que sai sob pressão. Veja uma panela de pressão. O vapor sai pela válvula com muita força.
Energia Nuclear (Atômica) – é produzida a partir da fissão ou fusão do núcleo do átomo, processo que libera uma quantidade muito grande de calor. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear.
Carvão Mineral: Esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.
Gás Natural: O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de