ADM - DE Produção
Instruções:
A atividade é prática, individual e manual.
Observe o procedimento descrito a seguir para executar a atividade.
É um trabalho individual. E por isso não serão aceitos os trabalhos feitos por mais de um aluno ou entregue por outro aluno.
O relatório final da atividade deve ser entregue até o prazo indicado, escritas a mão em folha única com o nome do aluno, data, o titulo da atividade e as respostas das questões.
ATIVIDADE
CARNE x PRODUÇÃO EM MASSA
O que o consumo da carne tem a ver com as linhas de montagem de produção em massa?
As linhas de montagem foram uma ideia de Henry Ford. Elas permitiram a produção em massa de automóveis e logo foram copiadas para outras indústrias, tanto de bens como de serviços. A difusão do conceito das linhas de montagem permitiu a existência da sociedade de consumo em massa como a conhecemos hoje.
O que pouco se comenta é o fato de que Henry Ford teve a ideia da linha de montagem ao visitar uma espécie de linha de "desmontagem". Explicando melhor: segundo consta em sua autobiografia "My Life and Work" (1922), Henry Ford teve essa ideia ao visitar um matadouro em Chicago.
As linhas de desmontagem dos matadouros e frigoríficos foram inventadas por Gustavus Swift e Philip Armour, de acordo com o livro "Work and Community in the Jungle: Chicago's Packinghouse Workers 1894-1922". Swift e Armour foram os verdadeiros pioneiros da produção em massa.
Nesses frigoríficos, os animais eram suspensos de cabeça para baixo por uma corrente que corria presa a uma calha, passando de um funcionário para o outro. Cada funcionário executava uma tarefa específica no desmembramento da carcaça (atordoamento, corte da cabeça, sangramento, escaldamento, retirada do couro, corte dos membros, remoção das vísceras, lavagem, serração etc.).
Ford