Tipos de Editores Básicos para HTML
Bloco de Notas - é um editor de textos básico que pode ser utilizado para criar documentos simples. O uso mais comum do Bloco de notas é exibir ou editar arquivos de texto (.txt), mas muitos usuários o consideram uma ferramenta simples para criar páginas da Web.
Dreamweaver - é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS5. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML, porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.
Microsoft Expression Web - é um editor de HTML, CSS, XML, ASP.NET 2.0, XHTML e etc. No estilo WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), substitui o Microsoft FrontPage. Lançado ao público em maio de 2005, o Microsoft Expression Web faz parte da suíte Microsoft Expression atualmente na versão 4.
Arachnophilia - é um editor HTML escrito em Java por Paul Lutus. O programa é distribuído gratuitamente sob a licença Careware, uma variação de Freeware, que sugere ao usuário satisfeito uma contribuição com obras de caridade.
Notepad++ - é um editor de texto e código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows. As linguagens de programação suportadas pelo Notepad++ são: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, JavaScript, makefile, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBScript, Unix Shell Script, BAT, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, Tcl, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Smalltalk, PostScript e VHDL.
Nvu - é um editor HTML, estilo WYSIWYG, de código livre e produzido pela Linspire. Disponível para Linux, MacOS e Windows. O objectivo dos seus criadores é desenvolver um equivalente ao Microsoft FrontPage e ao Dreamweaver, de livre uso e distribuição: