Tipos de dosímetros
Dosímetro termoluminescente: tld`s são constituídos de cristais fluoreto de lítio (lif) que apresentam o fenômeno de luminescência quando aquecido após terem sido irradiados. A intensidade da luminescência em função da temperatura é chamada de curva de emissão termoluminescente. Os ltd`s, devido as suas reduzidas dimensões, são utilizados em forma de anéis e pulseiras para medir dose nas mãos e dedos. A luz emitida pelos ltd`s é proporcional à radiação recebida.
Dosímetro termoluminescente – faixa ampla, exato e sensível, monitoração de pessoal e de área (estacionário).
Caneta dosimétrica: Portátil, leitura imediata, precisão baixa acumula até 200 mR. Filmes dosimétricos e ltd`s so permitem o controle semanal ou mensal. Os monitores ativos não são de uso prático para acumular dose durante um dia de trabalho. A caneta dosimétrica foi desenvolvida para permitir a avalição da dose recebida por um trabalhador durante a realização de um trabalho.
Caneta dosimétrica, dosímetro de bolso que é uma pequena câmara de ionização em forma de caneta, utilizada como monitor pessoal para determinar a quantidade total de radiação recebida durante um, certo intervalo de tempo.
Dosímetros de extremidades: são utilizados por pessoas expostas a níveis de radiação em partes específicas do corpo como mãos, olhos, braços, etc. Este modelo de dosimetria é utilizado principalmente exposições originadas por procedimentos de rotina em medicina nuclear e exames radiológicos intervencionistas com a utilização da fluoroscopia. O desenvolvimento desta técnica de monitoração individual é de grande importância.
Dosímetro fotográfico: é um dos métodos mais vulgarmente utilizados para a avaliação de doses externas individuais. Segundo Knoll (1989), baseia-se na propriedade que as radiações ionizantes têm de actuarem sobre as moléculas de brometo de prata de uma solução sensível, de modo que, após a revelação e fixação da película, se observa um maior ou menor