Tipos de Dados
DCC 119 – Algoritmos
Pontos importantes da última aula
Sistemas de Numeração: base, notação posicional e conversão de base.
Sistemas Computacionais: processador, memória, linguagens de programação e sistema operacional. Algoritmos: ação, estado, processo, padrão de comportamento, algoritmo, aspectos estático e dinâmico de um algoritmo e formas de representação de algoritmos.
2
Introdução
Para cada comando serão apresentadas a sua: sintaxe: formato geral do comando que deve ser aceita e respeitada como padrão. semântica: o significado da ação realizada pelo comando, em tempo de execução.
No texto (estático) de um programa (ou algoritmo), um valor pode ser representado na forma de constante ou de variável.
A constante é representada em um programa diretamente pelo seu valor (que não se altera durante a execução do programa).
3
Variáveis
A variável é representada no texto de um programa por um nome que corresponde a uma posição da memória que contém o seu valor.
Em tempo de execução, o nome da variável permanece sempre o mesmo e seu valor pode ser modificado.
Nome de variável: é criado pelo programador e deve ser iniciado por uma letra que pode ser seguida por tantas letras, algarismos ou sublinha quanto se desejar e é aconselhável que seja significativo do valor que ela representa.
4
Variáveis
Exemplos de nomes de variáveis:
Certo:
nome, telefone, salario_func, x1
Errado:
1ano, sal/hora, _nome
5
Tipos de Dados
Todo valor (constante ou variável) de um programa tem um tipo de dados associado.
Um tipo de dados é constituído de dois conjuntos: um conjunto de objetos (domínio de dados) e de um conjunto de operações aplicáveis aos objetos do domínio.
Toda linguagem de programação tem embutido um conjunto de tipos de dados, também chamados de implícitos, primitivos ou básicos.
Tipos de dados básicos: inteiro, real, caracter e lógico. Em C, os tipos acima são, respectivamente, int, float/double e char. Não