Tipos de conhecimentos
O QUE É
CONHECIMENTO?
s. m. Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência. (FERREIRA, 2010, p.189)
Conhecer é apropriar-se mentalmente de algo. (COSTA, 2001, p.2)
Conhecer é a apropriação mental que o sujeito cognoscente faz de um objeto cognoscível. (CERVO, BERVIAN, DA SILVA, 2010, p. 2)
TIPOS DE CONHECIMENTO
Conhecimento empírico/vulgar
Conhecimento filosófico
Conhecimento religioso/teológico
Conhecimento científico
Conhecimento empírico/vulgar
Conhecimento empírico é o conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes, baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.
Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro.
Ex.: Como fruto do conhecimento empírico pensava-se que o Sol girava em torno da Terra.
Conhecimento filosófico
O conhecimento filosófico trabalha com ideias, relações conceituais coerentes. Procura compreender a realidade em seu contexto universal. Propõe fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação da realidade. Indaga sobre o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.
Ex.: Qual o sentido do homem e da vida? Há liberdade? O homem será dominado pela técnica?
A máquina substituirá o homem? O progresso técnico é um benefício para a humanidade?
CONHECIMENTO RELIGIOSO/TEOLÓGICO
Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis. É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. Assim, esse