Tipos de conhecimentos
o conhecimento está ligado ao homem,a sua realidade,o conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das ralações do homem com o meio. O individuo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. E uma forma de explicar os fenômenos das relações,seja,entre sujeito/objeto,homem/razão,homem/desejo ou homem realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por varias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum),conhecimento filosófico e o conhecimento cientifico.
Foi nesse processo de evolução que a humanidade acumulou saberes que foram sistematizados como conhecimento. O senso comum contribui para que a ciência progrida, a partir dos problemas dos cotidianos das pessoas,surge a necessidade de pesquisar,de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A filosofia nos auxilia nas funções teóricas e praticas e a chegar a uma concepção do universo por meio da auto reflexão. A ciências surge para resolver aspectos problemáticos do senso comum,fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em respostas as demandas.
Uma das características da ciência na contemporaneidade é a sua flexibilidade em relação a alguns aspectos antes considerados indesejáveis em função do excesso pragmático e do isolamento disciplinar. Porém ,pode-se notar que esses são apenas alguns pontos salientes no âmbito cientifico,vários outros conjuntos de relações,conceitos e interpretações poderiam ser estabelecidos a partir de temáticas como ciência e senso comum.
O pensamento cientifico não se forma nem se transforma apenas pelo experimento,pelo contrario,anterior a práxis cientifica estão a ideia, o insolamento, “o conhecimento do conhecimento”,a filosofia da ciência,que trazem a tona as discussões em torno da epistemologia,dos paradigmas,da ética,da