Tipos de conhecimentos
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
Ao longo da historia da humanidade, Apesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular, filosófico, religioso e científico, Não existe conhecimento melhor do que o outro, podem conviver na mesma pessoa com características próprias e bem especificas.
CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM
O conhecimento popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a forma, o modo ou método e os instrumentos do conhecer. Se o "bom senso", apesar de sua aspiração à racionalidade e objetivo, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar, popular, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. Não permite uma formulação geral, baseia-se em uma organização particular, que depende do sujeito. Conformando-se apenas com o que se ver e houve falar, não se preocupando em buscar a verdade.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação. As hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência e não na experimentação, assim não podem ser confirmados nem refutados visando uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade. Suas hipóteses e postulados não são submetidos ao decisivo teste da observação e experimentação.
CONHECIMENTO RELIGIOSO
Apoia-se em doutrinas que contêm preposições sagradas, valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, inspiracional e por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis, indiscutíveis e exatas. É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino. Está sempre implícita a uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. O conhecimento religioso ou