Bi dos vulcões
B.I. dos Vulcões
[pic]
Fig. 1 - Vulcão
Disciplina: Biologia e Geologia
Realizado por:
[pic]
Fig.2 – Monte Pelée 1
Nome: Monte Pelée Localização: Saint Pierre, na Martinica Última erupção conhecida: Às 07h49, do dia 8 de Maio de 1902. Tipo de erupção produzida: Erupção Explosiva Características relevantes: Um lado inteiro da montanha explodiu. Os fluxos piroclásticos tiveram a velocidade estimada de 1,5 km por minuto e uma temperatura de 480 graus. Em três minutos Saint Pierre foi simplesmente riscada do mapa. A cidade ardeu em chamas por 5 horas. Nenhum prédio se manteve de pé. Uma alta coluna de vapor, carregada de cinzas, desprendia-se do cume da montanha, ascendendo a grande altura. De repente, uma explosão originou uma gigantesca nuvem globulosa, densa e negra. Curiosidades: Ninguém na cidade sobreviveu, com excepção de um único homem, Ludger Cilbaris. Um detido que estava preso na solitária e, justamente por isso, se safou da morte. De facto, as várias camadas que constituíam a sua “cela” filtraram as partículas de magma que fazem parte do fluxo piroclástico.
[pic]
Fig.3 – Krakatoa
Nome – Vulcão Krakatoa
Localização – localiza-se na ilha Krakatoa, no estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra na Indonésia.
Última erupção conhecida – No dia 27 de Agosto de 1883, sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a aproximadamente 5.000 km, na ilha de Rodriguez, tendo os habitantes ficado surpreendidos com o estrondo!
Última erupção produzida – No ano 2005
Características relevantes – A erupção de Krakatoa foi um dos cataclismos mais bem documentados da história. Dos primeiros sinais de que alguma coisa estava errada à explosão final, cada passo foi testemunhado e registado por colonizadores holandeses que viviam na região.
Curiosidades – Krakatoa tem um