Tipos de conhecimento
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS
CURSO DE BIOTECNOLOGIA
TIPOS DE CONHECIMENTO
ÉTICA E PARADIGMAS DO CONHECIMENTO
NATASHA RIOS LEITE
DOURADOS, MS
2013
TIPOS DE CONHECIMENTO
A realidade é tão complexa, que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento.
O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes, como: * Conhecimento empírico; * Conhecimento filosófico; * Conhecimento teológico e, * Conhecimento científico.
O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nosso cotidiano, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos, entre outros.
Entre todos os animais, nós seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento, somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem.
Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por consequência, a organização e a previsão dos fenômenos que nos cercam.
CONHECIMENTO POPULAR OU EMPÍRICO
Também denominado bom senso ou senso comum é aquele que todo ser humano desenvolve no contato diário e direto com a realidade.
O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É