Tipos de conhecimento
Existem três níveis de conhecimento: 1) O fazer conhecimento, que mexe com a capacidade criativa do ser. 2) O usar conhecimento, que é o uso de conhecimentos já existentes. 3) O posicionar-se diante do conhecimento, algo que exige uma capacidade filosófica. O questionamento de tudo.
O conhecimento é histórico, dinâmico e processual. Ele sempre está entrelaçado a um contexto temporal e espacial, assim o conhecimento muito diz sobre como é determinada sociedade. Assim sendo, cada sociedade atribui certo valor a um conhecimento de acordo com a própria sociedade em questão. Desse modo, concluímos que o conhecimento está relacionado a uma época e lugar e pode desaparecer ou se modificar. As formas de conhecimento podem se interpenetrarem, um elemento que está presente em uma forma de conhecimento pode está presente em outra.
O senso comum é o conhecimento adquirido de acordo com as experiências humanos do presente e do passado. É empírico, baseado na observação. Com o senso comum temos o significado das coisas que estão ao nosso redor a maior parte do tempo. O senso comum, muitas vezes fica superficial, já que é algo feito de imediato e sem nenhuma sistematização. O senso comum serve como o inicio para o conhecimento científico.
O mito é uma narrativa que se é considerada verdadeira, para que o mito seja mantido é necessário que seja acreditado. Os mitos nós falam do surgimento das coisas e apresenta explicações para o obscuro e o incompreensível. As narrativas míticas têm como objetivo resolver tensões e problemas da realidade social que não podem ser resolvidas pela sociedade. O mito serve para encobrir um fato real que