Tipos de conhecimento
Conhecimento é o ato de se obter informações, um novo conceito, sobre um determinado assunto, fato, idéia ou fenômeno qualquer.
O conhecimento é adquirido pelas experiências acumuladas em nossa vida cotidiana, seja através de relacionamentos interpessoais, da leitura, etc.
Entre todos os seres vivos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento, aplicando o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento. Somos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos animais.
Existem diferentes tipos de conhecimentos:
Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. O conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos, procura respostas gerais, as origens das coisas. Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse.
Conhecimento Empírico
O Conhecimento Empírico, também chamado de conhecimento popular, conhecimento vulgar, ou senso-comum, é a forma mais comum e espontânea de conhecimento, que se adquire e se aplica na vida cotidiana. Ele é passado de geração em geração pela educação informal. Simples em sua essência, esse tipo de conhecimento é baseado na mera observação e manuseio das coisas e situações. Ele tira suas conclusões a partir da experimentação, e diferente do conhecimento científico, é totalmente assistemático, não seguindo fórmula alguma e não se preocupando com a sistematização do conhecimento ou dos seus métodos de aquisição. É o conhecimento cotidiano, e concerne em geral os aspectos da vida diária, se