Tipos de conhecimento
O saber diferencia os homens dos outros animais. Não podemos apenas saber, mas podemos criar, raciocinar, ter sensibilidade e diferentes intuições acerca dos mesmos fatos e acontecimentos.
O saber, em suas variadas formas, é um resultado da mente humana. Como os criadores do saber, podemor elaborar métodos, idéais e diversas teorias acerca dos obejtos. Também podemos nos considerar o próprio objeto de estudo, e bucar um maior conhecimento sobre nós mesmos e os diferentes conceitos que temos em nossa mente, para depois avaliarmos melhor quem somos e o nosso papél na sociedade.
Vamos falar sobre alguns pressupostos do conhecimento que aqui vão servir como sustento para o que for falado nesse texto. O primeiro deles é que o conhecimento é histórico, dinâmico, processual. É um saber que se transforma continuamente, sem que realmente se torne completo. É a partir da sua formação histórica, que os homens constituem o seu conhecimento. O segundo deles é que o conhecimento está sempre atrelado a um contexto social e temporal, e que a sua produção faz parte de um processo coletivo. O terceiro, e último, deles é que é possível haver, mesmo que o contexto social e histórico seja o mesmo, diferentes tipos de conhecimento e que a cada um deles está atrelado a um valor específico. Por exemplo, existiram épocas em que o saber da igreja era o mais aceito e adotado devido a grande quantidade de poder que ela dominava, da mesma forma em que os filósofos estiveram em alta na sociedade e o pensar de todos seguia a mesma linha filosófica deles, mas de uma forma ou de outra, os diferentes tipos de saber estão atrelados aos diferentes grupos sociais e aos seus conceitos.
Os pressupostos apresentados acima são de fundamental importância para que possamos entender como o conhecimento funciona e como é possível desmembrá-lo para constituirmos uma melhor visão de sua formação e de sua funcionalidade.
É importante ter em mente que, assim como os tipos de