Tipos de conhecimento
• O que é, afinal, conhecimento? O filósofo norte americano contemporâneo Richard Rorty nos traz a definição mais freqüente dos filósofos para essa questão: “Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente”.
• A representação, por sua vez, é o processo pelo qual a mente torna presente diante de si a imagem, a idéia ou o conceito de algum objeto presente ou ausente. Dessa forma, só há conhecimento se houver a relação entre dois elementos básicos: um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos). Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é, conseguir representá-lo mentalmente.
TIPOS DE CONHECIMENTO
É importante ressaltar que ao longo da história da filosofia, surgiram vários tipos de conhecimentos, a saber, mitológico, senso comum, científico, teológico e filosófico. Veremos cada um em sua especificidade:
1) Conhecimento mitológico: Trata-se de um conhecimento que tenta explicar os fenômenos da natureza através de histórias sobrenaturais que não tem fundamento racional. É uma linguagem simbólica e imaginária, baseando-se na crença em seres e histórias fantásticas, acreditam ser o mito o responsável da existência de todas as coisas. Ex: a mitologia grega, escandinava, indígena, etc
2) Senso comum: baseia-se na vivência espontânea, é usado desde o surgimentodo homem. Pode-se dizer que é o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Nesse caso, é considerado senso comum os costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para o bem viver. Não é sistematizado, não utiliza procedimentos metodológicos nem é um conhecimento aprofundado, resultando em um saber que muitos chamam de saber empírico,vulgar e acrítico. ex: o conhecimento de um índio sobre o segredo das plantas.
3) Conhecimento científico: é um conhecimento racional,