tipos de concreto
1 INTRODUÇÃO
Define-se concreto como sendo um compósito originado da mistura de pelo menos um aglomerante (cimento), agregados (areias e britas) e água, que tem por finalidade adquirir a forma desejada pelo idealizador do projeto quando no estado fresco e oferecer resistência e durabilidade quando no estado endurecido. Todavia, em situações especiais existe a necessidade de se elaborar novas formulações para este compósito secular, sendo assim, outros agregados, aglomerantes, aditivos e adições poderão ser utilizados, conforme a necessidade de cada obra.
Com fora mencionado, a princípio o concreto no seu estado fresco permite ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades. Contudo, um concreto com qualidade necessita de diversos cuidados, que vão desde a escolha de seus materiais, a elaboração do projeto de dosagem (traço) que garanta as propriedades informadas ao cliente, a homogeneização da mistura através dos caminhões betoneiras, a sua correta aplicação, o adensamento realizado de forma adequada e a cura correta da estrutura, garantirão uma perfeita hidratação do cimento Portland, resultando em um produto de elevada qualidade final.
2 TIPOS DE CONCRETO E SUAS APLICAÇÕES
2.1 Concreto Convencional
É utilizado em obras onde não há a necessidade ou tornasse inviável a utilização de equipamentos para o lançamento do concreto (bomba). Normalmente este concreto por apresentar baixa trabalhabilidade, torna-se necessário a utilização de equipamentos de vibração para sua aplicação, para um bom adensamento. A utilização de carrinhos de mão ou gruas (no caso de elevação deste concreto), sendo indicado para obras com elevado número de funcionários ou onde o acesso de equipamentos pesados é restritos. O concreto convencional, por ter baixa trabalhabilidade, requer atenção especial quanto ao adensamento para que se evite nichos de concretagens (bicheiras) que interferem diretamente na resistência e na durabilidade da estrutura. Por se tratar